O HVU complementa a estrutura de funcionamento do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão. Desse modo, a manutenção de rotinas clínico-cirúrgicas é empregada para dar suporte acadêmico aos alunos de graduação e pós-graduação, que utilizam as dependências do Hospital como espaço para práticas acadêmico-científicas e fonte de dados para trabalhos científicos.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as
possibilidades para a sua produção ou a sua construção.”

(Paulo Freire)

As disciplinas curriculares do curso de Medicina Veterinária, e as atividades de monitoria e atividades práticas em laboratório, que usam a teoria existente como base e podem ser vivenciadas no ambiente hospitalar, são consideradas formas de ensino.

Alunos nas imediações do HVU-UEMA em processo de ensino-aprendizagem. Fonte: Profº Tiago Barbalho

Alunos nas imediações do HVU-UEMA em processo de ensino-aprendizagem. Fonte: Profº Tiago Barbalho.

Nesse sentido, no âmbito da pós-graduação, destaca-se o Programa de Aprimoramento. Este faz parte da linha de ação “Mais Qualificação” e do programa “Qualificar” da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema. Trata-se de uma Pós-graduação Latu Sensu do tipo treinamento em serviço, como a residência médica, e tem como objetivo apoiar o Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária (PAMV), por meio de Bolsa de Estágio em Inovação para o desenvolvimento de atividades no Hospital Veterinário Universitário da Uema. O PAMV é de fundamental importância para a formação continuada dos egressos do Curso de Medicina Veterinária e para o funcionamento do HVU-UEMA.

Outro aspecto que envolve diretamente a vivência dos estudantes na rotina do Hospital são as ligas acadêmicas e grupos de estudos que, dependendo da finalidade, podem ter aproximação direta com o Hospital.

Dentre as ligas universitárias existentes no curso de Medicina Veterinária da Uema, quatro possuem contato direto com o HVU:

  • Liga Acadêmica de Saúde Única (LASUNI): Tem como propósito estimular e disseminar o conceito e a prática da Saúde Única, entre os estudantes, profissionais, e a sociedade em geral, desenvolvendo trabalhos interdisciplinares e multiprofissionais com médicos veterinários, médicos humanos, biólogos, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, engenheiros, economistas, entre outros. Saiba mais
  • Liga Acadêmica de Oncologia Veterinária (LIONCO): Por meio de programas estudantis, visa a capacitação de estudantes de medicina veterinária na especialidade de oncologia veterinária. Saiba mais
  • Liga Acadêmica de Bem-Estar Animal (LABEA): Surgiu do desejo de complementar e, difundir conhecimentos e técnicas da área de Bem-Estar Animal. Tem como objetivo fornecer ensino teórico e prático nas áreas de Bem-estar e Etologia Animal, por meio de aulas, palestras, cursos, oficinas e outras atividades afins, além de realizar pesquisas científicas. Saiba mais 
  • Liga Acadêmica de Clínica Médica (LICPA): Tem como objetivo levar para a graduação maior vivência nas áreas que são de sua competência, trabalhando os 3 pilares da Universidade com promoção de palestras, simpósios e cursos teóricos e práticos, além de projetos de pesquisa e extensão que estão correlacionados com a atuação do HVU-UEMA. Saiba mais 

CORPO DOCENTE

CLAUDIO LUIS NINA GOMES

Doutor em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. Leciona a disciplina de Clínica Médica e Terapêutica de Equídeos e a disciplina de Diagnóstico por imagem na parte de Ultrassonografia no Departamento de Clínicas Veterinárias. É chefe do Laboratório de Patologia Clínica da Uema e atua na Clínica Médica de Equídeos e na Ultrassonografia Veterinária no HVU-UEMA.

1 de 8

Você precisa saber

1 de X