Projeto “Hospital Veterinário nos Bairros” recebe prêmio na 13ª Jornada de Extensão Universitária

O trabalho foi desenvolvido pelos discentes do curso de Medicina Veterinária, Vívian Barbosa Penha Freire, Juliana Casanovas de Carvalho e Lucas Cauê da Silva Assunção, sob a coordenação do prof. José Ribamar da Silva Júnior. O “Hospital Veterinários nos bairros” teve por objetivo ampliar o atendimento em bairros carentes da cidade de São Luís, fornecendo […]

O trabalho foi desenvolvido pelos discentes do curso de Medicina Veterinária, Vívian Barbosa Penha Freire, Juliana Casanovas de Carvalho e Lucas Cauê da Silva Assunção, sob a coordenação do prof. José Ribamar da Silva Júnior.

O “Hospital Veterinários nos bairros” teve por objetivo ampliar o atendimento em bairros carentes da cidade de São Luís, fornecendo aos tutores de animais, sem condições socioeconômicas, informações e serviços gratuitos nas áreas da clínica veterinária. A finalidade do projeto era garantir a ampliação de atendimento a comunidade, aumentando o número de consultas e vacinações, diminuindo assim a natureza e a gravidade das enfermidades transmitidas ao homem e a outros animais.

Com o resultado da ação do projeto foram realizados um total de 763 vacinações antirrábicas, para cães e gatos e 447 vacinações contra cinomose, hepatite, parainfluenza, parvovirose, coronavirose, adenovirose e leptospirose em cães, totalizando 1.200 animais vacinados.

A ação também contou com a monitoração dos animais no pós cirúrgico, sendo na primeira ação castrados e monitorados 36 cães e 36 gatos; na segunda ação, 30 gatos e 20 cães; na terceira ação, 40 gatos e 30 cães; na quarta ação, 43 gatos e 26 cães, totalizando 261 animais machos castrados e monitorados.

De acordo com a discente do curso de Medicina Veterinária e participante do projeto, Vívian Freire, receber o prêmio de jovem extensionista é um sentimento de orgulho. Explica: “Ficamos bem tristes por não conseguirmos dar continuidade ao trabalho durante a pandemia, então ver nosso trabalho se destacando é uma pitada de esperança para que outros projetos nessa linha surjam”.

De acordo com as conclusões do projeto, as comunidades ainda possuem carência de ações que visam prevenir questões na saúde animal e a população ainda se encontra carente de informações sobre posse responsável e castração de animais.

“É um trabalho constante, quase que trabalho de formiguinha. Gosto de falar que esses projetos ajudam a plantar a semente para que outros projetos parecidos surjam. Então assim, é um tipo de assistência que as comunidades precisam e precisam muito. Vemos todo tipo de dúvidas quando vamos ao atendimento, de necessidades básicas que poderiam ser supridas com assistência correta.” Pontuou Vivian Freire.

Veja o trabalho desenvolvido na integra aqui.

SOBRE A JORNADA: A 13ª edição da jornada aconteceu on-line, entre os dias 08 e 11 de dezembro de 2020, com o tema “Rompendo fronteiras entre o conhecimento científico e as novas tecnologias de informação e comunicação”, a programação contou com palestra, painéis, apresentação de trabalhos, lançamento do Boletim de Extensão, eventos culturais e premiação dos melhores trabalhos.