Projeto de “Controle Populacional de Cães e Gatos” é iniciado no HVU-UEMA

Na quarta (22), ocorreu no Hospital Veterinário Universitário a solenidade de oficialização do projeto de “Controle Populacional de Cães e Gatos”. O projeto é originário da parceria entre a Uema junto à Vara de Interesses Difusos e Coletivos. O projeto tem como objetivo controlar a natalidade de cães e gatos da Região Metropolitana de São […]

O projeto tem como objetivo controlar a natalidade de cães e gatos da Região Metropolitana de São Luís, mediante esterilização permanente. Nesta edição serão contemplados os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

As cirurgias serão realizadas nas instalações do Castramóvel e do Hospital Veterinário Universitário. O Castramóvel funcionará anexo ao HVU e será destinado exclusivamente para atendimento dos animais indicados pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos, pelas Prefeituras Municipais envolvidas e/ou pelas ONG’s parceiras.

O calendário de atividades do projeto compreende o período de 05 meses, iniciando-se neste mês de outubro. Espera-se realizar 846 cirurgias de esterilização de cães e gatos machos.

Nas falas, as autoridades destacaram que este tipo de projeto, realizado de forma coletiva, é fundamental para a melhoria não só do controle populacional de animais, mas contribui diretamente para a não propagação de doenças transmissíveis. “Pensar sobre esse projeto, na realidade da ilha de São Luís, é contextualizar a saúde e bem-estar de animais, seres humanos e do meio ambiente, portanto a Saúde Única”, pontuou o Reitor.

Após a solenidade de oficialização, o diretor do HVU-UEMA, prof. Arnodson campelo, acompanhado do Reitor, prof. Gustavo Costa e do pró-reitor, Paulo Catunda, apresentou as instalações e os serviços realizados pelo hospital para o Juiz Douglas Martins e para o coordenador do Fórum Estadual de Educação Ambiental, Sálvio Dino.