Atendimento de emergência e urgência: entenda a diferença

A classificação é realizada baseada nos sinais clínicos apresentados no momento da avaliação médica.

Assim como para os humanos, os animais passam por situações onde suas vidas, integridade e bem-estar ficam comprometidos. Em casos como brigas, convulsões, crises respiratórias e quedas, por exemplo, os animais podem precisar de atendimento rápido e específico.

Caso uma dessas situações aconteça, ao procurar atendimento médico veterinário, você sabe a diferença entre urgência e emergência?

Para compreendermos a diferença entre estes dois conceitos, devemos entender que tudo dependerá do estado do animal.

A emergência é uma situação grave que provoca risco iminente de morte para o animal e necessita de atendimento imediato. Já a urgência é uma situação menos grave em que o paciente não apresenta risco de morte iminente, mas que dependendo da demora no atendimento pode evoluir para uma emergência, por isso o atendimento deve ser providenciado com rapidez.

Para o atendimento em casos de urgência e emergência, os animais passam inicialmente pela Triagem, local e momento na clínica ou hospital veterinário que será responsável por fazer a classificação para o atendimento.

Triagem do HVU-UEMA

A classificação é realizada baseada nos sinais clínicos apresentados no momento da avaliação pelo médico/a veterinário/a responsável. Não existem sintomas específicos para cada classificação, porém quadros como parada cardiorrespiratória (PCR), desconforto respiratório, hemorragia intensa, convulsões, intoxicações e reações alérgicas são encaminhados imediatamente para o setor de emergência. Os quadros relacionados a fratura, diarreia e vômito intensos, atropelamento, obstrução uretral, secreção vaginal e desidratação profunda são encaminhados para atendimento de urgência.





No Hospital Veterinário Universitário há médicos/as veterinários/as capacitados para atendimentos de urgência e emergência.

Ao chegarem no HVU, os animais passam pela Triagem, e assim são classificados pelo médico/a veterinário/a a partir do seu estado – as emergências são encaminhadas imediatamente para o setor de emergência onde receberão consulta e atendimento conforme o quadro apresentado. Já os pacientes classificados em situação de urgência aguardarão consulta, porém receberão prioridade no atendimento.  

Para o atendimento de animais em casos de urgência e emergência no HVU-UEMA, os animais podem fazer o seguinte percurso: ao chegar na Recepção do Hospital, os pacientes passam pela Triagem, onde receberam os primeiros diagnósticos e encaminhados, posteriormente são direcionados para o Ambulatório, onde receberão os devidos atendimentos e cuidados. Dependendo do quadro clínico do animal, ele pode permanecer internado até apresentar melhoria em seu estado.

Quer entender mais um pouco sobre esse assunto? Veja o video:

Vanessa Fernandes, Anestesista veterinária do HVU-UEMA, comenta sobre as características de atendimentos de emergência e urgência na medicina veterinária.