Cuidados com o pet durante o Carnaval

Veja algumas orientações e dicas sobre para ter com seu animal durante o feriado.

O período do Carnaval está chegando – uma das maiores festas populares do mundo. E diante disso temos que pensar que ela também afeta direta e indiretamente os animais.

Neste ano, em decorrência da pandemia de COVID-19, foram tomadas precauções para conter os avanços e propagação da doença. Festas públicas estão suspensas, festas em domicílio estão liberadas, mas para cair na folia é importante pensar também nos seus animais de companhia.

Separamos algumas dicas para você tutor(a), que quer aproveitar o feriado sem deixar de lado o cuidado com seu animal.

CALOR

Caso você viaje, ou mesmo que fique em casa, tenha cuidado com o calor em dias ensolarados. Atenção com locais muito quentes, como, por exemplo, o chão ou asfalto, que podem queimar as patinhas dos animais. Queimaduras além causar dor e desconforto, os animais podem lamber a região causando lesões, levando assim a problemas mais sérios, como infecções. Para os cães, evite a exposição excessiva ao sol.

ÁGUA

Mantenha seu animal hidratado. Seja em viagem ou mesmo em casa, sempre perceba o clima do ambiente, e ofereça água quando possível. Deixe um recipiente com água que o animal tenha acesso ou tenha a disposição uma garrafinha com água. Água de coco também pode ser oferecida.

SOM

Os barulhos do ambiente é algo a ter especial atenção. Música alta, pessoas cantando, crianças gritando e correndo podem irritar os animais. No caso dos cães eles podem ficar agitados, latir, ficando assim mais agressivos e podem tentar fugir. Os gatos podem ficar estressados e ariscos. De forma geral, tente deixar seu animal o mais confortável possível, e para isso escolha um local sem tanto barulho.

PASSEIO

Em caso de passeios, fique atento para onde levar seu animal. Há regras e cuidados necessários para cada local. Pense na quantidade de pessoas, na agitação e como seu animal pode se comportar. Então, escolha bem a coleira e o modo de transporte. Opte por horários alternativos – preferencialmente no começo da manhã ou final da tarde. E não se esqueça de algo fundamental: plaquinha de identificação e contato. Caso seu animal se perca, a plaquinha poderá ajudar.

ACESSÓRIOS

Caso queria colocar algum acessório, fantasia ou adereços no seu animal, fique atento as características de cada elemento. Escolha tecidos leves, finos, e que não impeça os movimentos, a respiração, visão ou audição. Mas antes de tudo isso, lembre-se das características do seu animal – alguns podem aceitar a colocação de acessórios e outros não. Outro ponto importante é quanto à pintura dos pelos dos animais. Não é indicado pintar os animais, considerando que isso pode causar alergias, problemas de pele e intoxicação.

VIAGEM

É importante ter a vacinação e vermifugação em dia. A intenção é poder curtir o passeio, então é necessário cuidar da saúde do seu animal. Se a viagem for de carro, precisa acomodar bem, com uso do cinto de segurança no caso da caixa para transporte dos gatos, e das paradas para fazer xixi e se hidratar. E peça mais orientações ao médico(a) veterinário(a) para viagens, documentos e caso seu animal seja ansioso ou muito agitado, também veja a possibilidade de calmantes.

Agora que já sabe quais os principais cuidados devem tomar, aproveite com segurança e bem-estar você e seu animal.